Alimentos Funcionais

Os alimentos funcionais são aqueles que além de suas funções nutricionais básicas, oferecem também benefícios à saúde. Por exemplo, redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como diabetes, câncer, entre outras.
Vários alimentos funcionais podem entrar na alimentação do nosso cotidiano. Veja abaixo a lista com alguns alimentos funcionais e coloque em prática!

• Azeite: Rico em gordura boa, ajuda a diminuir no depósito de gordura em vasos sanguíneos, ajuda a diminuir a pressão e tem ação anti-inflamatória.
  • Açafrão: Ação anti-inflamatória, antioxidante, anticancerígena e ajuda a desintoxicar o organismo
  • Arroz Integral: Fonte de fibras (solúveis e insolúveis), vitaminas do complexo B, melhora a secreção gástrica e o funcionamento do intestino.
  • Alho: Tem ação anti-inflamatória, protege de infecções de fungos, bactérias e vírus, ajuda a desintoxicar o organismo e diminui a pressão arterial.
  • Batata Yacon: Rica em inulina que é um prebiótico (comida para bactéria boa do intestino), melhora a glicemia e o quadro de disbiose, ou seja, aumenta as bactérias boas do intestino.
  • Canela: Tem ação digestiva, termogênica e ajuda no controle da glicemia.
  • Cebola: Fonte de FOS e inulina, que equilibra a microbiota intestinal e fonte de quercetina, que possui efeito antioxidante, anti-inflamatório, regula a dislipidemia e a pressão.
  • Gergelim: Fonte de cálcio. Ação antioxidante e anti-inflamatória.
  • Maçã: Ajuda na memória, tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Mas deve ser consumida com a casca.
  • Orégano: É digestivo, tem ação antioxidante, antifúngico e antiviral. Ajuda e reduzir o acúmulo de gordura no fígado e protege contra danos oxidativos ao DNA.

Para mais informações sobre os alimentos funcionais consulte um nutricionista.